PAE

Plano de Atendimento Emergencial para o Transporte de Produtos Perigosos


Objetivo do PAE:

Este plano de emergência tem como principal objetivo o atendimento a emergências químicas e ambientais em todo território nacional e ao transporte de produtos perigosos nas vias públicas do município de São Paulo, atendendo ao Decreto 50.446/09 e Portaria 54/09, plano esse gerenciado e elaborado pela Suatrans e pela Diplomata para:


  1. Orientar pessoas e equipes responsáveis pelo atendimento à emergências, definir ações a serem adotadas e os recursos humanos e materiais disponíveis;
  2. Atuar de forma organizada e eficaz em situações de emergência, para que a estratégia de combate implementada possa neutralizar os efeitos do derramamento ou minimizar suas conseqüências;
  3. Identificação, controle e extinção das situações emergenciais, no menor espaço de tempo possível;
  4. Evitar ou minimizar os impactos negativos de acidentes sobre a população da área afetada e do meio ambiente.

O plano contempla ainda os procedimentos e recursos humanos e materiais, de modo a propiciar as condições para adoção de ações rápidas e eficazes, para fazer frente aos possíveis acidentes causados durante o transporte terrestre de produtos perigosos e poluentes.

Nossos operadores técnicos estão capacitados e treinados para atuarem de maneira defensiva e ofensiva na emergência, fornecem e geram subsídios para proteger as pessoas, meio ambiente e a propriedade contra os efeitos de um possível acidente com produtos perigosos.

Estão previstos os recursos humanos e materiais para a devida garantia do controle das emergências de acordo com o potencial de risco em função dos produtos transportados, independente da dimensão do evento. Todos os recursos exigidos estão disponíveis 24 h/dia para o atendimento aos acidentes, independentemente dos materiais contidos nos kits dos veículos de transporte.